Case ENQUIP

A Enquip é uma empresa genuinamente brasileira, fundada em 1983 e líder nacional em desenvolvimento e fabricação de diversas soluções para movimentação de carga.

A Enquip desenvolve e fabrica soluções com alto grau de tecnologia e conta com engenharia de ponta e unidade de fabricação com maquinário de última tecnologia.

Decidiu-se implantar manufatura virtual na Enquip, para aumentar a produtividade, reduzir custos e otimizar processos. Para que isto ocorresse de forma conscisa e eficaz, fazia-se necessário a utilização de pós-processadores robustos e customizados. A parceria com a Hilfe foi a mais acertada, pois o trabalho desenvolvido atingiu justamente os requisitos propostos. Os pós-processadores Hilfe, operam de forma a utilizar o máximo possível de recursos do ambiente de desenvolvimento CAM e da máquina CNC. O suporte técnico é outro ponto de grande vantagem, pois o tempo de resposta é rápido com soluções imediatas. Com a implantação da manufatura virtual, utilizando pós-processadores Hilfe, estimou-se um ganho de 30% de produtividade no chão-de-fábrica, além do aumento da qualidade dos produtos.

Para se obter sucesso e êxito na implantação da manufatura virtual, recomendo utilizar os pós-processadores Hilfe.

Marcello Pecci Barroso
Chefe de Engenharia de Processos / Chief of Process Engineering Department
Dpto. Engenharia de Processos / Process Engineering Dept.
Enquip Ltda.




Case VALTRA do Brasil Ltda

A Valtra do Brasil possui na sua fábrica de Mogi das Cruzes, SP, máquinas CNC de diversas idades e com os mais diferentes comandos numéricos.

Até Junho de 2004 tínhamos apenas 3 máquinas ligadas à rede de micros, por conta de um projeto piloto de CAM (Computer Aided Manufacturing). Foi neste projeto que descobrimos uma oportunidade de melhoria na produtividade de todas as máquinas CNC: "Interligar todas estas máquinas à rede de micros para podermos criar uma biblioteca centralizada de todos os programas CNC da empresa."

Para tanto contratamos a empresa HILFE que adaptou o software DNCoperator para viabilizar a comunicação destas máquinas CNC com os micros, e também gerir a biblioteca de programas CNC, além das sub-rotinas e dados de máquina.

Como estas informações estão armazenadas no nosso depositório central, a transferência de fabricação de um componente de uma máquina para outra, desde que exista a compatibilidade entre estas, é feita rapidamente.

Outro grande benefício é a execução do backup dos programas CNC sem a necessidade de uso de um laptop e o deslocamento de um processista. Agora os próprios operadores executam estes backups e, quando necessário, buscam na biblioteca central a cópia atualizada dos programas para posterior usinagem da peça, evitando-se o desperdício de matéria-prima e de tempo.

Com a implantação do DNCoperator da HILFE, 31 máquinas estão em comunicação direta com a biblioteca central, recebendo e atualizando programas.

Cabe salientar a vital importância do treinamento dos operadores das máquinas CNC. Para nós, desde o início, era claro que sem o comprometimento deles este projeto naufragaria. Sendo assim, dedicamos aproximadamente 250 horas do pessoal da HILFE para treinar 80 operadores e hoje, 10 meses depois, assistimos o pleno sucesso desta empreitada.





ENQUIP























VALTRA


Sobre nós  •  DNC  •  Pós-Processadores  •  Projetos Personalizados  •  Portfólio  •  Cases de Sucesso  •  Fale conosco

Copyright © Hilfe Informática Industrial - Telefone: (11) 2356-2271